Um blog dedicado a vida e a carreira do Humorista

JOSÉ VASCONCELLOS

1926 - 2011


José Thomás da Cunha Vasconcellos é o nome total de José Vasconcellos,
Ele nasceu no estado do Acre, na capital Rio Branco, em 20 de março de 1926. 
Ele nasceu no Palácio do Governo, onde seu avô José Tomás da Cunha Vasconcellos era governador e seu pai Tancredo Austregésilo da Cunha Vasconcellos era secretário do governo. 
Ele é conhecido apenas por José Vasconcellos. 
Ë humorista importante e com longa carreira no Brasil. 
Seu início artístico foi em rádio e especializou-se em imitar vozes de outros artistas. 
Considerado pelos seus colegas de profissão como o pioneiro mundial no gênero "one man show" conhecido nos dias de hoje como “stand up comedy”. 

 

O INICIO DA MINHA CARREIRA FOI NO RIO DE JANEIRO EM 1942, NA VELHA RADIO CLUBE DO BRASIL, ONDE APÓS TER PARTICIPADO DE UM PROGRAMA DE CALOUROS, E TER TIRADO O PRIMEIRO LUGAR, FUI CONVIDADO POR RENATO MURCE, ENTÃO DIRETOR DA EMISSORA PARA PARTICIPAR DE UM PROGRAMA DE HUMOR CAMADO “PIADAS DO MANDUCA”, QUE ÉRA UMA ESPÉCIE DE ESCOLINHA DO BARULO. NA MESMA OCASIÃO FUI COLOCADO COMO LOCUTOR DA MESMA EMISSORA E POR UM TEMPO TRABALHEI COMO AUXILIAR DA LOCUÇÃO ESPORTIVA E TRABALANDO COM ANTONIO CORDEIRO QUE FOI UM DOS GRANDES LOCUTORES DE FUTEBOL DAQUELA ÉPOCA.

EU DIRIA QUE DO RÁDIO EU PASSEI PARA O TEATRO E ENTÃO SIM, COMECEI A FAZER, COMO COMEDIANTE, ALGUNS ESPETÁCULOS QUE MARCARAM MINHA CARREIRA NO HUMOR. O PRIMEIRO DELES FOI COMO PARTICIPANTE DE UMA REVISTA NO TEATRO CARLOS GOMES E QUE SE CHAMAVA “A BORRACHA É NOSSA” – DEPOIS TRABALHEI COM WALTER PINTO, MAIOR PRODUTOR TEATRAL BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS EM ALGUNS DE SEUS MELHORES ESPETÁCULOS. EM 1952 QUANDO SURGE A TELEVISÃO SOU CONVIDADO PARA APRESENTAR O PRIMEIRO PROGRAMA DE HUMOR DA TELEVISÃO BRASILEIRA, QUE SE INTITULAVA “A TOCA DO JOSÉ”. EM 1958 MONTO O MEU PRIMEIRO ESPETÁCULO DE “ONE MAN SHOW” QUE SE CHAMAVA “EU SOU O ESPETÁCULO” E QUE FICOU NO TEATRO PARAMOUNT EM SÃO PAULO DURANTRE TRES ANOS CONSECUTIVOS, LOTANDO DIARIAMENTE OS SEUS 1980 LUGARES. NESTE MESMO TEATRO E DURANTE DEZ ANOS APRESENTEI OS SEGUINTES ESPETÁCULOS “O EXPRESSO DAS SEIS E TRINTA” QUE MOSTRAVA UMA VIAGEM PELO MUNDO DO HUMOR NOS MAIS DIVERSOS PAÍSES. EM SEGUIDA MONTO OUTRO ESPETÁCULO SOZINHO CHAMADO “AS SETE VIDAS DO DR. MANIA” ONDE VIVÍ AS FIGURAS DE ADÃO, NOÉ, DIOGENES, NERO, UM HISTORIADOR PORTUGUES, NAPOLEÃO E HITLER. ACOMPANHADO DE LUCIA REGINA E SUELI FRANCO, MONTO O ESPETÁCULO: “NÃO HÁ CUPÍDO QUE AGUENTE” NO TEATRO DULCINA. COM WALTER DÁVIA E OTHELO ZELONI, MARIA FERNANDA E GRANDE ELENCO MONTO O ESPETÁCULO “NO PAÍS DOS BILHETINHOS” EM SEGUIDA, COMO PRODUTO DE ESPETÁCULOS TEATRAIS NO MESMO TEATRO, LANÇO A COMÉDIA “DEFUNTO ZERO QUILOMETRO” COM WALTER DÁVILA, OTHELO ZELONI E ELENCO, E COM ARÍ BARROZO SEUS CANTORES E SUA ORQUESTRA APRESENTO O ESPETÁCULO “SAMBA, HUMOR E FANTAZIA”. EM 1976 NO TEATRO BANDEIRANTES LANÇO A PEÇA “DEFUNTO FRESCO”, ONDE SOZINHO VIVO SEIS PERSONAGENS. MEU ÚLTIMO ESPETÁCULO TEATRAL FOI VIVIDO, NA INAUGURAÇÃO DO TEATRO ESMERALDA EM SÃO PAULO, “2002, UMA PROSOPOPÉIA NO ESPAÇO” COM SILVIA MASSARI.

NA TELEVISÃO: EM 1962 APRESENTO O PROGRAMA “O MUNDO ALEGRE DE JOSÉ VASCONCELOS” DURANTE MAIS DE UM ANO. EM 1964, LANÇA NA TV EXCELCIOR O PROGRAMA “JOSÉ VASCONCELOS CONTA A HISTÓRIA DO BRASIL” E NO ANO SEGUINTE LANÇA “JV NA TV” ONDE MISTURAVA HUMOR, MÚSICA E ENTREVISTAS.

CINEMA: EM 1970 COM OSWALDO MASSAINI, ENCABEÇA O ELENCO DA COMÉDIA “OS MARIDOSTRAEM E AS MULHERES SUBTRAEM”

EU SOU NA REALIDADE UM CONTADOR DE ESTÓRIAS E TALVEZ O ÚNICO PERSONAGEM QUE CRIEI AO LONGO DO MEU TRABALHO COMO CÔMICO FOI O DO GAGO RUI BARBOSA SÁ SILVA.

O MOMENTO EM QUE ME APRESENTEI EM VIÑA DEL MAR NO CHILE, DURANTE O FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO EM 1984, FAZENDO HUMOR PARA MAIS DE TRINTA MIL ESPECTADORES. E AO TERMINÁ-LO O APLAUSO E O CARINHO DE TODA AQUELA GENTE GRITANDO “BRASIL, VIVA BRASIL”.

FOI A MAIOR EMOÇÃO QUE TIVE EM TODA MINHA VIDA.

 

 

                                                                       JOSÉ VASCONCELLOS